Saúde
17 Fevereiro de 2023 | 12h27

Angola quer reforço dos apoios do PEPFAR

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, apelou, quinta-feira, em Adis-Abeba, Etiópia, o reforço dos apoios prestado pelo Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos da América para Alívio da SIDA (PEPFAR) em Angola.

Segundo a governante, o pedido visa melhorar a assistência técnica, implementação dos programas comunitários e para medicamentos.

A ministra, que falava durante um encontro o responsável do PEPFAR, John Nkengasong, fez uma breve apresentação da situação epidemiológica do VIH/SIDA no país.

Apresentou ainda os planos do Ministério da Saúde na implementação dos programas comunitários para se atingir a meta 95, 95, 95 até 2030 (95 por cento das pessoas vivendo com o HIV são diagnosticadas, 95 por cento das pessoas diagnosticadas estão em tratamento e 95 por cento das pessoas em tratamento alcançam a supressão viral).

Sílvia Lutucuta integra a delegação ministerial de Angola que participa da 42ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo e 36ª Sessão dos Chefes de Estado da União Africana, que decorre de 15 a 16 e de 18 a 19 de Fevereiro, respectivamente, em Addis Ababa, na Etiópia.