Economia
16 Fevereiro de 2023 | 16h41

Decorre trabalho de reparação dos danos no canal do Cafu

Os trabalhos de reparação das 10 placas, correspondendo a uma extensão de 20 metros do traçado do Canal do Cafu, estão em curso para o normal funcionamento do Sistema de Transferência de Água do Rio Cunene.

O deslocamento das placas deriva das fortes chuvas que ocorreram entre os meses de Janeiro a Fevereiro na região, causando o transbordo de uma chana e a posterior infiltração  das águas no traçado do canal.

Os trabalhos a cargo da empresa Sinohydro mereceram, na quarta-feira, a visita de constatação do secretário do Presidente da  República   para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos, acompanhado pelos secretários das Águas, Agricultura e Obras Públicas.

Ao intervir à margem da visita, o secretário de Estado das Águas, Manuel Quintino, recordou que a 12 dias ocorreram chuvas excepcionais na zona de influência do canal, no troço entre as chimpacas dois e três, que provocaram danos às placas.

Informou que nesta altura uma equipa da Sinohydro está a fazer trabalho preliminar  de emergências e depois vai aguardar o segundo ciclo das  chuvas, entre Março e Abril, para em Junho fazer uma intervenção completa.

O responsável realçou que foram bloqueadas as sessões do canal, para permitir o desassoreamento do troço danificado, colmatar algumas fissuras e compactar o terreno ao longo do canal.

Manuel Quintino indicou que as electrobombas não serão accionadas, enquanto decorrem os trabalhos, mas as chimpacas estão carregadas de água para abastecer o gado, a população e actividade agrícola, no percurso do canal.

Já o vice-presidente da Sinohydro, Jack Deng, fez saber que estão a tomar as medidas de emergência para evitar danos iguais no futuro, com os trabalhos iniciais de remoção das placas danificadas e colocar outras de betumagem mais resistentes.

Jack Deng sublinhou que estão a discutir, com a parte da fiscalização e do dono da obra, novas propostas para corrigir as falhas e resolver o problema ao longo do canal.

Por seu turno, o secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos,  disse que é normal acontecer  situações do género em obras de engenharias como o canal do Cafu, com uma extensão de 165 quilómetros.

Isaac dos Anjos afirmou que é preciso melhorar algumas coisas nestas dimensões, com a colocação de passagem hidráulicas, umas em baixo e em cima do canal, para servir de transferência de água de uma margem para outra.

Secretário do PR para o sector produtivo, Isaac do Anjos, visita Estação de Bombagem do Cafu © Fotografia por: José Cachiva (Angop)

Fonte: Angop