Economia
09 Fevereiro de 2023 | 16h20

Ministro satisfeito com andamento das obras do sector energético

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, mostrou-se satisfeito esta quinta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), com o andamento das obras em curso do sector energético e solicitou maior celeridade dos empreiteiros na sua conclusão.

O governante, que trabalha hoje na Lunda Sul, aferiu o estado das obras em curso na cidade de Saurimo, com destaque ao parque solar, com uma execução física de 61 porcento que, quando terminar beneficiará cerca de 49 mil habitantes.

O parque, comporta 44 mil e 850 painéis, construído numa área de 65 hectares, e será entregue em Abril de 2024. 

Angola está a ser pioneira no domínio de instalação de energias renováveis, com sete projectos nas províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico, Benguela, Bié e Huambo.

A previsão das autoridades é que a energia solar beneficie cerca de 1,2 milhões de famílias em todo o país, com vista à promoção do acesso a uma electricidade limpa e barata.

João Borges garantiu que o ministério que dirige continuará a acompanhar de perto todas as obras em curso na província da Lunda Sul e Lunda Norte, para que, além da celeridade, as mesmas tenham qualidade desejada, uma vez que a região carece de energia e água para desenvolver várias actividades.

Durante a sua estada na cidade de Saurimo, o governante visitou as obras da estação de tratamento de água do Luachimo,  bem como a central fotovoltaica e térmica do nhama e do txicumina, respectivamente.

Igualmente visitou as obras de reforço da capacidade de captação do sistema de água de Saurimo e a construção da conduta adutora, cuja empreitada, após o seu término, vai aumentar o acesso à água potável, através da construção de nova captação, com capacidade de 7.875 m³/h e de novas ligações, abastecendo mais de 131 mil pessoas.

O ministro da Energia e Águas foi acompanhado de técnicos séniores do seu pelouro, bem como do governador da Lunda sul, Daniel Neto.

Actualmente, com mais de 20 mil clientes controlados, 335 dos quais integrados no sistema pré-pago, a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (EN-DE) conta, na Lunda-Sul, com uma disponibilidade de 28 megawatts de energia.

Parque solar de Saurimo © Fotografia por: Emitodio Mualilo (Angop)

Fonte: Angop