Sociedade
06 Fevereiro de 2023 | 15h22

INEFOP forma reclusos em artes e ofícios

Vinte reclusos entre detidos e condenados na Comarca de Malanje, iniciaram nesta segunda-feira, várias formações de artes e ofícios promovidas pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

As formações acontecem durante a primeira fase do ciclo formativo de 2023 dos Serviços Prisionais, a decorrer até Junho deste ano, nas especialidades de electricidade, corte e costura, canalização, serralharia, mecânica, decoração e alvenaria, entre outras.

Na abertura do ano formativo, o director do Serviço de Migração e Estrangeiros em representação do delegado provincial do Interior, António Teles dos Santos, considerou oportuno a promoção de cursos para os reclusos, pois poderão se reinserir na sociedade já com profissões após o cumprimento das penas.

Disse ser intenção do Ministerio do Interior formar a população penal, visando desencorajar novos crimes, tendo por isso apelado para a aplicação prática das matérias ministradas durante o período formativo.

Por sua vez, o chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP, Rui Bravo fez saber que a par dos presos, a instituição matriculou este ano, 800 formandos, a nível de todos os centros de formação da província.

A segunda fase do ano formativo decorrerá de Julho a Dezembro, sob o lema "Formação Profissional Moderna e Inclusiva, a Chave para o Desenvolvimento”.


Formação dos reclusos sobre produção de galinhas © Fotografia por: Valentino Yequenha (Angop)

Fonte: Angop