Economia
06 Fevereiro de 2023 | 10h56

Angola com 13 empresas na Mining Indaba

Treze empresas angolanas, divididas em dois stands, participam de 6 a 9 de Fevereiro, na Cidade do Cabo, África do Sul, na Conferência Internacional sobre Mineração em África Mining Indaba.

Trata-se do maior evento africano de investimentos no sector mineiro, que este ano terá como lema "Desbloquear o futuro da Mineração em África”, em que Angola faz-se representar com empresas diamantíferas e outras do sector não-diamantífero.

Com o lema "O potencial do diamante angolano”, no subsector de diamantes, Angola vai contar com um stand próprio a ser integrado pela ENDIAMA, SODIAM, AJ SILVA e as Sociedades Mineiras de Catoca, Chitotolo, Yetwene, Furi e Kaixepa.

No quadro da inovação, o país far-se-á, igualmente, representar com a Geosondas, Minbos Resources, Ozango Minerals Hipermáquinas e Shinning Star, conjunto de empresas do subsector mineiro que adoptou o tema "O potencial mineiro de Angola”.

Durante três dias do evento, Angola foi-lhe reservado o sete de Fevereiro, terça-feira, como a data dedica a si, com o lema "Critical minerals for energy transition”.

Será uma oportunidade para Angola transmitir a experiência, captar investimentos para alavancar projectos, identificar e estabelecer parcerias no domínio da prestação de serviços, bem como promover o potencial e a aposta do sector mineiro nacional na sustentabilidade e na inclusão feminina.

O presidente da Agência Nacional de Recursos Minerais, Jacinto Rocha, o director Nacional de Recursos Minerais, Paulo Tanganha, e o director-geral adjunto de Catoca, Paulo Mandela, serão oradores sobre "Angola´s Mineral Potential: The future is here”, "Future Enabling Metals and Minerals”, e "Governance and sustainable accountability frameworks – Chllanfes and opportunities for greater sucess”.

A coordenadora da comissão de trabalho do Angola Diamond Potencial, Ana Feijó, destacou, no lançamento do evento, o ambiente atractivo de negócio, regime fiscal e demais legislação que o país oferece a qualquer potencial investidor.

Ana Feijó ressaltou ainda o conceito adoptado para a edição de 2023, que assenta na rentabilização de custos por via de uma participação conjunta.

A Conferência Internacional Sobre Mineração em África, conhecida como African Mining Indaba é um evento anual que se dedica, exclusivamente, à capitalização e desenvolvimento de mineiros em África, há 28 anos, realizada na cidade sul-africana de Cape Town (Cidade do Cabo), com mais seis mil partcipantes.

Fonte: Angop