Cultura
02 Fevereiro de 2023 | 15h46

Academia de artes do Cuito forma primeiros jovens

Quase três meses depois da sua inauguração (11 de Novembro), a Academia de Artes do Cuito “Walter Cambodja" já formou os primeiros alunos, num total de 170 jovens e adolescentes.

Os mesmos frequentaram as oficinas de pintura, canto coral, actuação e danças de ballet e folclórica.

Neste momento, estão a frequentar as oficinas outros 200 formandos.

Na mesma senda, várias crianças estão a praticar as artes plásticas, teatro, música e vários estilos de dança.

Localizada no bairro Chissindo, arredores da cidade do Cuito, província do Bié, a instituição conta com sete professores, formados em diversas áreas, número insuficiente, a julgar pelo interesse das pessoas em aprender alguma arte.

Em declarações hoje à ANGOP, o coordenador da comissão de gestão desta unidade, Gaspar Carlos, disse serem necessários pelo menos mais 20 professores.

Apesar de não estar ainda definido o estatuto orgânico da academia, em que se poderá determinar se será um centro de formação ou escola, Gaspar Carlos adiantou que as aulas prosseguem na normalidade.

Por outra, e de forma experimental, a instituição começou a exibir filmes aos finais de semana, para ocupar os tempos livres dos jovens.

O nome atribuído à academia (Walter Cambodja) constitui uma homenagem feita pelo Governo a um dos maiores promotores de eventos culturais do Bié.

Para além das oficinas (salas de formação), a infra-estrutura possui dois auditórios com 230 e 250 lugares, zonas de lazer e desporto, entre outros compartimentos.

A construção da mesma teve início em 2014 e esteve inserida no Programa de Investimentos Públicos (PIP), mas, por falta de recursos financeiros, paralisou em 2016.

Em Julho de 2020 foi enquadrada no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com o valor de cerca de 600 milhões de Kwanzas.

Alunos na academia de artes do Cuito "Walter Cambodja" © Fotografia por: Cedida

Fonte: Angop