Sociedade
30 Janeiro de 2023 | 15h34

Transbordo do rio Luando isola 20 mil famílias de Luquembo

Vinte mil famílias das comunas de Capunda, Quimbango e Cunga Palanga, município de Luquembo, encontram-se isoladas dos demais pontos da província de Malanje, desde quinta-feira (26), devido ao transbordo do rio Luando, causado pelas fortes chuvas que caem nos últimos dias sobre a região.

A informação foi dada hoje, segunda-feira, pelo administrador municipal de Luquembo, Alcino Siabala, realçando que as enxurradas provocaram também inundações de estradas e de campos de cultivos das referidas famílias.

Precisou que até ao momento os danos estão por se avaliar, incluindo os hectares afectados, mas a administração municipal está desprovida de meios para acudir os sinistrados, daí o apelo ao governo provincial no sentido de providenciar a assistência necessária, com vista a reduzir as dificuldades os sinistrados enfrentam nesta altura.

Entretanto, o presidente da Associação dos Filhos e Naturais da Região Songo (ANARSONGO), Noé Cavemba, reiterou o apelo ao governo e demais organismos afins, com vista a tudo fazerem para acudir as 20 mil famílias.

Este é o segundo caso de isolamento de famílias que ocorre em três anos, por conta do transbordo do rio Luando, sendo a última situação ocorrida que, afectando nove mil famílias.

Enquanto isso, segundo dados dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, quedas pluviométricas acompanhadas de fortes ventos, causaram também a destruição parcial de sete residências, no mesmo dia, no bairro Kilamba, na sede municipal de Cahombo.

Já nos dias 27 e 28 últimos, três residências também ficaram destruídas na comuna de Xandel, município do Quela, por conta das chuvas.

Chuva inunda casas em Malanje © Fotografia por: Nelson Costa (Angop)

Fonte: Angop