Economia
21 Janeiro de 2023 | 16h37

Estado investe 11 mil milhões de kwanzas para estancar ravinas

O Estado angolano vai gastar 11 mil milhões de kwanzas para estancar três ravinas na província da Lunda Norte, depois de o acto de consignação da empreitada ter ocorrido hoje, sábado, no Dundo.

Trata-se das ravinas da Centralidade do Mussungue, do bairro Kamaquenzo e do Tanda (ao longo da Estrada Nacional 2025).

A ravina da Centralidade do Mussungue, que ameaça destruir edifícios da zona 1, será estabilizada e estancada em 12 meses, e terá um custo de 5 mil milhões de kwanzas.

Já a ravina do Tanda 2, ao longo da Estrada Nacional 225, que liga a Lunda Norte ao litoral do país, será igualmente executada em um ano e vai custar aos cofres do Estado cerca de 4 mil milhões de kwanzas. 

Estas duas empreitadas estão a cargo da empresa AFA VIAS.

A ravina do bairro Kamaquenzo,  com cerca de mil metros quadrados, vai custar dois mil milhões de kwanzas e terá um prazo de execução de um ano, tendo sido adjudicada à empresa 7 Cunhas. 

Face ao nível de progressão e para facilitar a empreitada, o governo prevê evacuar 25 famílias que vivem ao longo da ravina do bairro Kamaquenzo. 

A ravina, para além de ameaçar residências, coloca em risco a via que liga a Centralidade do Mussunge ao distrito urbano do Dundo, bem como a pista do Aeroporto de Kamaquenzo.

No acto de consignação, o ministro das Obras Públicas e Habitação, Carlos Santos, apelou aos empreiteiros no sentido de cumprirem com os prazos estabelecidos no contrato.

Disse que a empreitada enquadra-se no plano de obras emergências e contenção de ravinas no país e reveçou que estão catalogadas 742 ravinas, das quais 84 Lunda Norte, que carecem de intervenção urgente.

Fonte: Angop