Política
17 Janeiro de 2023 | 19h15

Acordo prevê parques de energia solar na Huíla e Namibe

As províncias da Huíla e do Namibe vão beneficiar, a curto prazo, da construção de quatro parques de energia solar, no âmbito de um acordo assinado entre o Governo angolano e empresa Masdar, dos Emirados Árabes Unidos.

Rubricado esta terça-feira, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, na presença do Presidente João Lourenço, o projecto prevê gerar cerca de dois gigawatts de energia solar.

A construção dos parques inscreve-se na estratégia do país para atingir a segurança energética, informou o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, à imprensa.

Modernização da Unicargas

No sector dos transportes, Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) reforçaram a sua parceria com a assinatura de termos de compromisso entre a Unicargas e Abu Dhabi Ports.

Ainda neste sector, foi rubricado um Acordo Quadro com Abu Dhabi Ports, para troca de informações nas áreas entre as duas entidades.

No final do acto, o ministro angolano dos Transportes, Ricardo Abreu, sublinhou o facto de a Abu Dhabi Ports ser também reguladora e supervisora da actividade marítima e portuária.

Disse que o acordo tem várias componentes, tendo destacado a da construção de terminal marítimo e da formação de quadros.

Angola e os Emirados Árabes Unidos mantêm laços de cooperação em sectores como petróleo e gás, comércio, investimento, energia, defesa, transportes, agricultura, pesca, banca, telecomunicações e finanças

Fonte: Angop