Internacional
15 Janeiro de 2023 | 09h57

Energias renováveis "única via credível" para evitar catástrofe climática

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) afirmou hoje que as energias renováveis são "a única via credível" para evitar uma catástrofe climática, perante a assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis, em Abu Dhabi.

"Só as energias renováveis podem salvaguardar o nosso futuro, aproximar o fosso no acesso à energia, estabilizar os preços e garantir a segurança energética", disse António Guterres nos Emirados Árabes Unidos.

"Com as políticas atuais, caminhamos para 2,8 graus de aquecimento global até ao final do século. As consequências serão devastadoras. Várias partes do nosso planeta ficarão inabitáveis. E para muitos, esta é uma sentença de morte", acrescentou hoje Guterres.

Segundo dados das Nações Unidas, as energias renováveis representam atualmente 30% da geração mundial de eletricidade, percentagem que deve duplicar e ultrapassar os 60% até 2030.

O ex-primeiro-ministro português defendeu a necessidade de remover as barreiras de propriedade intelectual para que as principais tecnologias renováveis, incluindo o armazenamento de energia, sejam tratadas como "bens públicos globais".

Além disso, o secretário-geral da ONU instou os países a diversificar e permitir o acesso às cadeias de abastecimento de matérias-primas e componentes para fontes renováveis de energia.

"Isso pode ajudar a criar milhões de empregos verdes, especialmente para mulheres e jovens no mundo em desenvolvimento", disse Guterres.

Por fim, o secretário-geral pediu aos líderes políticos que acelerem a aprovação de projetos sustentáveis e destacou a importância de subsídios para as empresas de energia, bem como de investimentos públicos e privados, para concluir a transição energética.

Fonte: NM