Sociedade
12 Janeiro de 2023 | 16h48

Tribunal de Belas condena jovens por violação sexual

Três jovens, entre os 26 e os 34 anos de idade, foram condenados, esta quarta-feira, em Luanda, pelo Tribunal de Comarca de Belas, a penas de cadeia efectiva de 16 anos, por prática dos crimes de violação sexual, roubo e ofensa à integridade física.

De acordo com o juiz de Direito, Jair Correia Victor,  os condenados deverão pagar ainda dois milhões de kwanzas de indemnização aos ofendidos por danos morais e 250 mil kwanzas de taxa de justiça e outros emolumentos ao defensor oficioso.

Referiu que os crimes a que foram condenados, aconteceram na madrugada do dia 02 de Março de 2021, no município de Belas, onde o grupo composto por cinco elementos entrou numa residência, no bairro da zona Verde, e consumou os crimes.

Explicou que dentro da residência, os condenados exigiram à família a quantia de 50 mil kwanzas, que na resistência do chefe da família, amarraram os membros superiores da esposa e  violaram sexualmente a filha do casal, menor de 12 anos de idade.

Salientou que os mesmos agrediram o proprietário da casa  com objectos contundentes, ameaçaram colocar um menor de cinco anos no interior de uma arca.

Segundo o juiz, ao ler o acórdão, ficou provado os crimes e que os arguidos foram cautelosos em planear a acção, chegando a reconhecerem parcialmente os crimes, de forma fria durante as audiências.

O juiz da causa, terminou classificando-os de "alta perigosidade". 

Fonte: Angop