Política
11 Janeiro de 2023 | 07h23

Apreendidas mais de duas mil pedras de diamantes em 2022

Duas mil e 28 pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidos na província da Lunda Norte, pelos órgãos de defesa e segurança, em 2022, no âmbito do combate ao tráfico e exploração ilícita do mineral.

Conforme o balanço da Delegação do Interior, a que a ANGOP teve acesso, foram, igualmente, apreendidos 49 mil e 751 dólares norte-americanos.

A nota informa que foram também apreendidas 164 redes, 176 pás, 50 barras de mina, 38 rolos de corda sintética, três motores de cazabula, 14 motobombas, três boias, 14 balança de pesagem de diamantes, sete fatos de mergulhadores, quatro lâmpadas de triagem.

Consta dos meios apreendidos, oito máquinas de testagem de diamante, 17 lupas, 17 máquinas calculadoras, uma máquina para testa de dólar falso, duas máquinas testadoras de cores de diamantes, 182 anzóis, 41 muzuas, quatro crivos, entre outros meios utilizados pelos supostos traficantes.

Os diamantes e os meios apreendidos, prossegue a nota, foram entregues à Comissão de Arrolamento da "Operação Transparência” .

O documento refere que os órgãos do Minint vão continuar a reforçar os mecanismos de combate, visando acabar com os focos de garimpo de diamantes na região, apelando à colaboração da população.