Política
11 Janeiro de 2023 | 07h13

Presidente da Zâmbia inicia visita a Angola

O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, chegou esta terça-feira (10) a Luanda, para uma visita de Estado de 72 horas a Angola, a convite do homólogo João Lourenço.

No Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", o estadista zambiano recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António.

O programa da visita prevê uma deslocação ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, para a deposição de uma coroa de flores, e um encontro com o Presidente João Lourenço, no Palácio Presidencial da "Cidade Alta”.

De acordo com o programa, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX), delegações dos dois países vão reunir-se, prevendo-se a assinatura de instrumentos jurídicos, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.

Hakainde Hichilema vai discursar na Assembleia Nacional (Parlamento), e tem agendada uma deslocação à província de Benguela, para tomar contacto com as potencialidades económicas da região.

Angola continua a ser um parceiro estratégico nas relações com a Zâmbia, país com qual partilha uma longa fronteira.

O ponto alto das relações entre Angola e a Zâmbia ocorreu aquando da visita do Presidente João Lourenço à Zâmbia, em Maio de 2018, durante a qual foram assinados cinco acordos de cooperação bilateral, totalizando 14 instrumentos jurídicos nos mais variados domínios.

Entre os acordos destaca-se o relativo à isenção de vistos em todos os passaportes nacionais.