Sociedade
09 Janeiro de 2023 | 15h37

Retorno das chuvas anima agricultores

Os agricultores da província do Cunene manifestaram-se esta segunda-feira satisfeitos com o retorno das chuvas, registadas na semana finda, na perspectiva de uma boa produção agrícola na região.

Segundo dados do Sistema de Monitorização Agro climática,  as chuvas registadas  entre os dias 31 de Dezembro a 4 de Janeiro, atingiram uma quantidade de 111,7 milímetros.

As primeiras chuvas na província ocorreram em Novembro, com uma quantidade de 16.1 milímetros de chuva e já no mês de Dezembro apenas foram dois milímetros.

Numa ronda efectuada pela ANGOP, em alguns campos agrícolas que produzem massango, massambala, milho, abóbora, os camponeses mostraram-se optimistas quanto às perspectivas agrícolas.

O agricultor Avelino Kamati disse que a chuva intensa está animar as comunidades, que estão empenhadas na lavoura e sementeira, para produzirem o suficiente, visando o combate a fome.

Situleipo Mutilifa referiu que, apesar de ter atrasado na lavoura, "vai agora aproveitar o momento para trabalhar os campos com urgência e  lançar a semente a terra”.

Letícia Hitila sublinhou que as chuvas são um bom sinal que dão esperança que irão continuar a cair até pelo menos o fim de Março, para que as culturas de curta duração cresçam normalmente.

Por sua vez, Paulo Dimbulukeni disse que graças às sementes de massango, massambala e milho, que receberam do Gabinete Provincial da Agricultura, têm reservas suficientes para lançar na terra.

O chefe de Departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) do Cunene, Américo Paciência, incentivou os camponeses a trabalharem de forma empenhada para produzirem bens alimentares suficientes.

"As previsões de chuva na província indicam para uma tendência normal entre Janeiro e Março, período em que as famílias devem lavrar e deitar a semente de massango, com duração de três meses de crescimento”, explicou.

Américo Paciência fez saber que dados históricos mostram que a chuva na província varia anualmente, numa média entre 300 a 600 milímetros.

Metas da campanha agrícola 2022/2023

A presente campanha agrícola, na província do Cunene, aberta em Novembro de 2022, na comuna do Mucope,  município de Ombadja, prevê uma produção de  500 mil toneladas de produtos diversos.

Para a concretização deste objectivo, prevê-se o aumento do cultivo de cereais, leguminosas e abóboras, estando já preparados 588 mil e 84 hectares, 375 toneladas de sementes e 150 de fertilizantes.

Estão envolvidas na campanha 160 mil e 30 famílias, cifra superior às 147 mil e 21 que participaram na anterior.

O sector da agricultura na província controla 119 cooperativas e 160 associações de camponeses.

Na província do Cunene, 85 por cento da produção agrícola é proveniente do sector familiar.

Camponesas emprenhas na lavoura © Fotografia por: José Cachiva

Fonte: Angop