Internacional
05 Janeiro de 2023 | 10h55

Estados Unidos aprovam a primeira vacina do mundo para abelhas

Uma nova arma contra doenças que têm devastado as colónias destes insetos. Inicialmente estará apenas disponível para apicultores comerciais.

A primeira vacina para abelhas foi aprovada, esta semana, pelo governo dos Estados Unidos, aumentando a esperança na luta contra as doenças que têm devastado as colónias destes insetos um pouco por todo o mundo.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) concedeu assim uma "licença condicional" para a vacina, criada pela empresa de biotecnologia norte-americana Dalan Animal Health, conta o The Guardian.

A imunização, que inicialmente estará apenas disponível para apicultores comerciais, visa conter a Loque americana, uma doença grave, causada pela bactéria Paenibacillus larvae, que enfraquece e pode até matar as colmeias. Atualmente, não há cura para esta doença que pode ser encontrada em várias zonas dos EUA, num quarto das colmeias, e que exige que os apicultores destruam e queimem todas as colónias infetadas, administrando antibióticos para evitar uma maior propagação.

A vacina atua incorporando algumas das bactérias na geleia real, fornecida pelas abelhas operárias à rainha. Esta ingere o fármaco e fica com parte dele nos ovários. A partir daí, quando as larvas eclodem já são imunes à Loque.

A descoberta da Dalan Animal Health pode ainda ajudar a encontrar vacinas para outras doenças relacionadas com abelhas, como a variante europeia da Loque.

Fonte: NM