Internacional
05 Janeiro de 2023 | 10h46

Talibãs mataram oito militantes do grupo Estado Islâmico no Afeganistão

Os talibãs afegãos mataram oito militantes do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) e detiveram outros nove após uma série de ataques dos rebeldes islâmicos no país, disse hoje o porta-voz do Governo talibã no Afeganistão. Talibãs mataram oito militantes do grupo Estado Islâmico no Afeganistão

abihullah Mujahid afirmou na rede social Twitter que as operações realizadas na capital e na província ocidental de Nimroz, na quarta-feira, visaram militantes do EI que organizaram os recentes ataques ao Longan Hotel de Cabul, à embaixada do Paquistão e ao aeroporto militar.

Oito combatentes do EI, incluindo estrangeiros, foram mortos e outros sete detidos em Cabul, enquanto em outra operação na província de Nimroz, no oeste, foram detidas dois elementos do EI, disse Mujahid.

"Esses membros tiveram um papel importante no ataque ao Logan hotel e abriram caminho para membros estrangeiros do EI chegarem ao Afeganistão", sublinhou Mujahid.

O grupo Estado Islâmico assumiu a responsabilidade por um atentado perto de um posto de controlo no aeroporto militar da capital afegã no domingo.

O grupo 'jihadista' afirmou que o ataque foi realizado pelo mesmo militante que participou no ataque ao Longan Hotel, em meados de dezembro.

O braço afegão do grupo Estado Islâmico - conhecido como Estado Islâmico-Khorasan (EI-K) e um importante rival dos talibãs - aumentou os ataques no país desde que os talibãs assumiram o poder no país em 2021. Os alvos incluem patrulhas talibãs e membros da minoria xiita do Afeganistão.

Mujahid disse que armas leves, granadas de mão, minas, coletes e explosivos foram confiscados pelas forças de segurança talibãs durante as operações a um esconderijo do EI no bairro de Shahdai Salehin, em Cabul.

Os moradores locais relataram sons de várias explosões e um tiroteio que durou uma hora.

Fonte: NM