Política
05 Janeiro de 2023 | 09h52

João Lourenço e Lula da Silva abordam relações Angola-Brasil

O Presidente da República, João Lourenço, e o homólogo do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, mantiveram, esta quarta-feira, um contacto telefónico, na sequência do encontro de Brasília.

A informação foi divulgada na página oficial da Presidência angolana na rede social Facebook, tendo referido  que o diáligo teve em vista a implementação do que foi acordado, incluindo a realização da Comissão Mista Angola-Brasil.

Na conversa telefónica, os dois Chefes de Estado reiteraram o compromisso de desenvolver ainda mais as relações económicas entre os dois países.

Segundo a publicação, João Lourenço e Lula da Silva abordaram, igualmente, questões regionais, no âmbito das quais, o Presidente do Brasil reafirmou o compromisso de o seu país contribuir para o desenvolvimento económico do continente africano.

Angola e o Brasil cooperam nos sectores da agricultura, energia, imigração, sanidade animal/vegetal, educação, saúde, cooperação técnica e consultas diplomáticas.

Os dois Estados também cooperam nas áreas de ciências, tecnologia, cultura, pescas, petróleo, meio ambiente, comunicação, comércio e transportes.

O Brasil foi o primeiro país no mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

Fonte: Angop