Cultura
31 Dezembro de 2022 | 12h58

Eduardo Paim e Kiezos animam amanhã o “Domingo Familiar”

A primeira edição do projecto “Domingo Familiar” realiza-se amanhã, a partir das 15h00, no Bar da Unidade Africana, numa tarde onde a kizomba e o semba estarão em evidência e que tem como convidados o músico Eduardo Paim e o Conjuntos Os Kiezos.

Esta é a proposta da gestão do espaço, que continua a levar para o largo da Unidade Africana iniciativas culturais nas quais a gastronomia e a música preenchem os momentos de entretenimento, como acontecia no passado com Honorato do Bairro Operário.

Este ano, Os Kiezos, Jovens do Prenda, Ary, Yola Semedo, Banda Cana de Açúcar, Phadha Mak, Banda Prontidão, dentre outras referencias da arte angolana passaram pelo espaço, que teve o Conjunto Dizu Dietu como destaque nas tardes de domingo.

Eduardo Paim nasceu a 14 de Abril de 1964, em Brazzaville, Congo, e foi em Cabinda ainda criança que aprimora os dotes musicais. Conhecido como homem dos teclados, mas tem o baixo o seu instrumento de eleição. Como produtor foi um revolucionário e contribui na mudança e quebra de paradigmas no rumo da música angolana. Nome obrigatório da kizomba, também conhecido como General Kambuengo está na base do sucesso de referências da nossa música como Jacinto Tchipa, Daybick, Paulo Flores, MayaKool, Mito Gaspar, Simmons Mancini, Nelo Paim e tantos nomes nacionais, quer nas vestes de produtor e como mentor.

Antigo colaborador nos estúdios de gravação da Rádio Nacional de Angola, em 1991 emigra para Portugal e torna-se um dos principais produtores africanos e responsável da afirmação da kizomba como estilo musical estando na base de muitos sucessos de outros artistas na fase da consolidação do estilo. Na sua discografia constam os seguintes álbuns: "Luanda, Minha Banda”, "Do Kayaya”, "Kambuengo”, "Kanela”, "Ainda a Tempo” , "Mujimbos” e "Maruvo na Taça”.