A campanha decorreu de 23 de Novembro a 19 de Dezembro nos quatro municípios da Lunda Sul, nomeadamente, Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, sob o lema "Vamos chutar as doenças de uma vez só".
Para o processo, a província recebeu 119 mil 38 doses de poliomielite, 106 mil 330 de sarampo e igual número de vitamina A e foram administradas em 95 mil e 793 crianças contra o sarampo, rubéola e administração da vitamina A.
De acordo com a supervisora do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Aurora Teresa Manongo, disse que a vacinação visou aumentar a imunidade das crianças, de forma a estarem prevenidas de várias enfermidades.
"O Executivo quer ver o país livre da circulação dos vírus destas doenças, razão pela qual realizamos esta campanha. Pretendemos também manter o controlo do surto de sarampo que se regista em algumas regiões do país e evitar o surgimento de novas epidemias", salientou.
Relativamente a Covid-19, Aurora Teresa Manongo fez saber que até ao momento a Lunda Sul já administrou 462 mil 631 cidadãos com primeira, terça e quarta dose da doença.
Por outro lado, a responsável lamentou o facto de alguns cidadãos maiores de 18 anos de idade não estarem a comparecer aos postos de vacinação para apanharem a vacina.
A campanha contou com o envolvimento da comunidade, autoridades governamentais, tradicionais e igrejas, na sensibilização e consciencialização da comunidade a aderir aos postos fixos de vacinação, bem como a abrirem as suas portas para receberem as equipas móveis.
Estiveram envolvidas 46 equipas de vacinadores, técnicos do Gabinete provincial da Saúde, de hospitais e de postos de saúde.
Fonte: Angop