Desporto
16 Novembro de 2022 | 08h58

José do Amaral realça que 80% das jogadoras na Selecção actuam em solo nacional

O presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral Júnior "Maninho" realçou numa entrevista à rádio 5, esta terça-feira, que 80% das jogadoras na Selecção actuam em solo nacional, sendo que apenas 15 a 20% poderão estar a jogar no exterior.

"Temos a vantagem de ter a competição interna, na nossa Selecção diria que 80% das nossas jogadoras actuam dentro do país, 20 a 15% poderão estar a jogar fora. Enquanto no Senegal, Congo Democrático, Congo Brazzaville, mesmo nos Camarões, cerca de 80% para não dizer 90% jogam em França", disse. 

"Mas jogar em França não significa serem melhores jogadoras, significa que realmente estão num campeonato mais competitivo. O que importa para nós é que estamos com uma boa preparação, temos um bom campeonato. Fiquei agradavelmente surpreendido em ver equipas africanas de bom nível, de ver que a competição está ao rubro, temos aqui jogos muito equilibrados e acreditamos que isto é bom para Angola", referiu.

"Penso que Angola joga melhor quando encontra equipas mais ou menos do seu nível, às vezes jogar com equipas mais fracas do que a nossa também obriga-nos a não puxar muito por nós. Portanto, penso que o facto de termos um campeonato equilibrado é bom e também permite que as equipas africanas que forem representar o continente a nível internacional, sobretudo no Campeonato do Mundo terão uma melhor representação do continente africano", afirmou o presidente da Federação Angolana de Andebol.