A Fundação Agostinho Neto entregou, domingo (13), o busto do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, ao Freedom Park, na África do Sul, durante uma cerimónia, na cidade de Pretória, em saudação ao Centenário do Fundador da Nação.
O Freedom Park é um Memorial de Heróis Internacionais, onde estão, para memória da humanidade, nomes de figuras internacionais com papel crucial nas guerras sul-africanas, mundiais e anti-apartheid. Ao nome do Fundador da Nação angolana, junta-se agora o busto. O país esteve representado na cerimónia, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República e por membros da Fundação Agostinho Neto.
Segundo a Embaixada em Pretória, esta "foi a resposta de Angola ao reconhecimento do esforço do Presidente Neto na libertação da África Austral e da África do Sul, em particular”.
Adão de Almeida destacou, na ocasião, a luta pela liberdade desencadeada por Agostinho Neto. Enfatizou, também, o contributo de Neto para a libertação do continente africano e a favor de todos os povos oprimidos do mundo, no combate à dominação colonial, ao imperialismo e à segregação racial.
O ministro de Estado Adão de Almeida fez questão de lembrar, também, Nelson Mandela que, tal como Agostinho Neto, destacou como um dos mais valorosos filhos de África e lutadores destemidos pela dignidade, respeito e afirmação do continente. O Governo sul-africano esteve representado pelo ministro do Desporto, Arte e Cultura, Nkosinathi Mthethwa, numa cerimónia marcada, igualmente, pela presença da embaixadora de Angola na África do Sul, Filomena Delgado, pela provedora de Justiça, Florbela Araújo, e pela cônsul-geral de Angola em Johanesburgo, Irene dos Santos.
Estiveram, igualmente, presentes a directora-geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior, Maria Filomena do Rosário Neto, e a directora do Gabinete da Presidente da Fundação Agostinho Neto, Cheron Campos.
Fonte: JA