Os meios de comunicação exercem um papel de forte influência na vida e no comportamento quotidiano das pessoas, daí constituírem elemento importante na organização da esfera pública. Por isso, os media devem estar sempre presentes na acção, exposição e moderação, além de cumprirem com as atribuições nos processos de comunicação.
Sandra Mainsel transmitiu aos estudantes o seu conhecimento sobre a temática e deixou como recomendação a preocupação com a educação para os medias e literacia digital em Angola como realidade pratica nas famílias, nas escolas, nos currículos dos cursos universitários em ciências da comunicação e nas grelhas de programação social.
A literacia da média é a capacidade de aceder, criar, avaliar e compreender as mensagens dos vários meios de comunicação social. o estudo sobre a Educação para os Media iniciou em 1982, com a divulgação da Declaração de Grunwald, com o propósito de capacitar os cidadãos a serem pensadores e criadores críticos activos.
A Jornalista angolana enfatizou o papel crucial que a literacia mediática desempenha na promoção da participação activa dos cidadãos, tanto na vida económica, cultural e democrática.
Sandra Mainsel é Doutorada em Gestão de Empresas, Lecciona na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, e actualmente está a frenquentar outro doutoramento pela Universidade do Minho, em Braga.
O doutoramento em Média Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países da CPLP, na Universidade Autónoma de Lisboa, surgiu para colmatar uma gritante lacuna, a existência no contexto da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa de um espaço de reflexão académica permanente histórico e comum.