Sociedade
05 Novembro de 2022 | 20h03

Jornalista angolana aborda literacia sobre média em Angola

A jornalista angolana Sandra Mainsel, foi convidada a dar uma aula magna aos estudantes de Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu no passado dia 03 de Novembro, na Universidade Autónoma em Lisboa.

Os meios de comunicação exercem um papel de forte influência na vida e no comportamento quotidiano das pessoas, daí constituírem elemento importante na organização da esfera pública. Por isso, os media devem estar sempre presentes na acção, exposição e moderação, além de cumprirem com as atribuições nos processos de comunicação.

Sandra Mainsel transmitiu aos estudantes o seu conhecimento sobre a temática e deixou como recomendação a preocupação com a educação para os medias e literacia digital em Angola como realidade pratica nas famílias, nas escolas, nos currículos dos cursos universitários em ciências da comunicação e nas grelhas de programação social. 

A literacia da média é a capacidade de aceder, criar, avaliar e compreender as mensagens dos vários meios de comunicação social. o estudo sobre a Educação para os Media iniciou em 1982, com a divulgação da Declaração de Grunwald, com o propósito de capacitar os cidadãos a serem pensadores e criadores críticos activos.

A Jornalista angolana enfatizou o papel crucial que a literacia mediática desempenha na promoção da participação activa dos cidadãos, tanto na vida económica, cultural e democrática.

Sandra Mainsel é Doutorada em Gestão de Empresas, Lecciona na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, e actualmente está a frenquentar outro doutoramento pela Universidade do Minho, em Braga.

O doutoramento em Média Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países da CPLP, na Universidade Autónoma de Lisboa, surgiu para colmatar uma gritante lacuna, a existência no contexto da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa de um espaço de reflexão académica permanente histórico e comum.