Cultura
03 Novembro de 2022 | 15h19

Saúde obriga consumo de água tratada para prevenir verme da guiné

O Instituto Angolano da Juventude (IAJ) realiza, a partir de sábado, em Luanda, a IV Mostra Nacional de Jovens Criadores Angolanos , 2022, cujos vencedores representarão Angola na X edição da Bienal da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Cabo Verde.

Segundo o director  do instituto, José Mateus, nessa quarta edição são esperados 200 expositores de todo país e vai servir ainda para  promover a criatividade,  inovação artística e o empreendedorismo cultural dos jovens.

A Mostra  é um festival de jovens artistas realizado anualmente,  desde 2013 e este ano vai acontecer nos  dias cinco e seis do mês em curso. 

José Mateus explicou, em conferência de Imprensa, que a mesma visa perspectivar a preparação dos melhores jovens criadores para representar o país condignamente em Cabo Verde.

Disse que tem como objectivo de promover um ensaio geral preparatório,  exercitar a organização e a moldura técnica-artista que se pretende exibir na referida bienal fa CPLP.

"Como o nome indica,  a quarta mostra é de âmbito nacional,  e deverá abranger representantes das 18 províncias do país", referiu.

Nessa mostra,  prosseguiu, participarão jovens criadores nacionais,  que nunca tenham participado em anteriores edições e convidados pelo Ministério da Juventude e Desportos,  através do IAJ e dos gabinetes provinciais.

O responsável acrescentou que nestes dois dias estarão expostos varias obras de artistas plásticos, fotógrafos, estilistas, desingnrs, produtores artísticos, entre outros.

© Fotografia por: JA (Divulgação)

Fonte: Angop