Saúde
31 Outubro de 2022 | 14h34

Responsável defende reforço da sensibilização sobre cancro da mama

O director-geral do Hospital Municipal do Cazengo, província do Cuanza Norte, João de Sousa Baltazar, defendeu, esta segunda-feira, em Ndalatando, o reforço das acções de sensibilização da população com palestras e feiras, de modo a que as mulheres saibam como se prevenirem do cancro da mama.

O responsável defendeu tal ponto de vista quando falava numa palestra sobre a prevenção desta doença, com o objectivo de consciencialização sobre o cancro da mama, no âmbito da campanha "Outubro Rosa”, dirigida aos alunos do Colégio "Pitágoras”, na cidade de Ndalatando.

Esclareceu que o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e compreende um conjunto de várias doenças.

Salientou que o facto obriga ao reforço da informação para ajudar as mulheres a lidarem com a patologia.

Sublinhou que a detecção precoce, é a melhor forma de combater e controlar a incidência do cancro da mama.

Durante a palestra, o também médico de imagiologia abordou os factores de risco, prevenção, principais tipos de cancro e direitos do paciente.

O evento que contou com a participação de professores e alunos, serviu de incentivo para que as mulheres façam o autoexame, podendo assim prevenir o cancro de mama.

Pelo menos 15 casos suspeitos de cancro da mama foram detectados, de Janeiro a Outubro deste ano, no Hospital Municipal do Cazengo, todos transferidos para o Instituto Nacional de Oncologia para o seguimento médico.

A palestra foi promovida pelo Secretariado Provincial da OMA, organização  femenina do MPLA.

© Fotografia por: RNA (Divulgação)

Fonte: Angop