Trata-se de novos talentos descobertos durante a implementação do projecto, decorrido no período de Maio a Outubro deste ano, visando caçar atletas para a constituição de futuros clubes e o reforço dos actuais.
A informação foi dada hoje à ANGOP, pelo presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol, Emerson Caholo, tendo realçado que nesta altura decorrem as inscrições dos petizes nos clubes interessados da província e onde pretendem evoluir.
De acordo com o responsável, a segunda fase arranca no dia 26 de Novembro deste ano, com a previsão de envolvimento de 260 crianças.
"Estamos a trabalhar no sentido de continuar a criar o gosto pelo basquete e o desejo dos Clubes encontrarem jogadores, para que se tenha o basquetebol a ser praticado formalmente em Malanje”, frisou.
Kandengola é um Projecto de mini basquete de massificação nas escolas, baseado no ensinamento do ABC e outros fundamentos do basquetebol, que conta com monitoria de antigos praticantes, professores de educação física e outros especialistas, que tem abrangência nas províncias de Benguela, Luanda, Cabinda, Huíla e Uíge.
A par do Kandengola, a Associação Provincial de Basquetebol leva a cabo um projecto de distribuição de tabelas e material desportivo a algumas escolas da cidade de Malanje, onde existam campos de basquete.
Essa medida, segundo Emerson Caholo, visa capacitar as instituições de ensino para o campeonato escolar de basquetebol que terá lugar de Dezembro deste ano a Março de 2023, com a participação de jogadores de catorze escolas da província.
Fonte: Angop