Como as taxas de infeção pediátrica são semelhantes às dos adultos, diz a Healthline, é importante saber identificar a Covid-19 entre os mais novos, já que muitas vezes não sabem explicar o que sentem ou estão assintomáticos.
Para ajudar a aliviar a ansiedade de pais e tutores, a plataforma, especializada em saúde, enumerou os sintomas mais comuns do vírus em crianças.
Primeiro é preciso saber que, no geral, os sintomas em crianças são semelhantes aos que são sentidos por adultos, no entanto, costumam ser menos graves. Em muitos casos, as crianças podem ser assintomáticas, ou seja, mesmo com um teste positivo não têm sintomas.
Os sintomas mais comuns de coronavírus são febre; dores de cabeça; fadiga; dores no corpo ou dores musculares; dores de garganta; tosse; falta de ar; náuseas ou vómitos; diarreia; perda de olfato ou paladar; erupções cutâneas que, normalmente, afetam os dedos dos pés, extremidades inferiores ou mãos.
Apesar das crianças terem, no geral, uma reação menos grave ao vírus, diz a Healthline, estão mais em risco de desenvolver Síndrome Inflamatória Multissistémica em Crianças (MIS-C).
Problema que pode afetar vários sistemas e órgãos incluindo o coração, pulmões, rins, sistema gastrointestinal e cérebro. Se não for tratada, a MIS-C pode ser mortal, afirma a plataforma, no entanto, a maioria dos casos, é fácil de tratar, mas causa sintomas como:
Outro problema, provocado pela Covid-19, que se pode manifestar em crianças pequenas é a bronquite, uma inflamação das vias respiratórias que causa:
Caso o seu filho manifeste algum destes sintomas pode ser boa ideia fazer um teste de Covid-19 ou ir ao médico.
Já em bebés os sintomas mais comuns foram febres baixas e altas, tal como acontece com adultos, no entanto, também já foram relatados outros como:
Investigadores, que assinaram um estudo publicado este ano, afirmam ainda que um dos diagnósticos secundários mais comuns, provocados pelo Covid-19, em bebés, foi a pneumonia. Mesmo assim, os casos infantis foram, no geral, mais leves em comparação com os casos adultos.