Saúde
29 Setembro de 2022 | 12h51

Estado clínico das vítimas de tentativa de homicídios mantém-se crítico

Dois dos quatro cidadãos do Burkina Faso, que foram vítimas de tentativa de homicídios na cidade do Luena, província do Moxico, continuam em estado grave, informou esta quinta-feira, o director clínico do Hospital Geral do Moxico, Zadoque Miza.

As vítimas foram recentemente alvejadas com vários disparos de arma de fogo durante um assalto na residência desses expatriados, protagonizado por elementos desconhecidos, no bairro Vila Luso, arredores do Luena.

Segundo o responsável que falava à ANGOP, os referidos pacientes continuam nos cuidados intensivos "devido às lesões graves, com registo de traumatismo torácico aberto e abdominal”, entretanto, encontram-se conscientes.

A única paciente que está "com evolução satisfatória”, segundo Zadoque Miza, é a então gestante de seis meses, baleada quatro vezes, tendo sofrido lesões no útero e nos intestinos, esmagando o feto.

A referida cidadã, continuou, já foi transferida da sala de isolamento para enfermaria, onde continua a receber tratamento médico e acompanhamento de uma equipa de psicólogos.

O porta-voz do SIC/Moxico, Elisiário dos Passos, disse, recentemente, que este órgão do Ministério do Interior (MININT) não está com "braços cruzados",  prometendo em tempo oportuno localizar e proceder à detenção dos meliantes.

Director clínico do Hospital Geral do Moxico, Zadoque Miza © Fotografia por: Kinda Kyungu

Fonte: Angop