Desporto
02 Agosto de 2022 | 19h57

Xadrez: Angolanas regressam aos triunfos diante do Nepal

Um dia após a derrota de Angola no quadro feminino diante das Filipinas, foi a vez da Selecção Nacional regressar aos triunfos diante do Nepal, em Chennai, na Índia.

Na quinta jornada das Olimpíadas de Xadrez, as angolanas viram a Mestre Internacional Feminina e melhor classificada do conjunto nacional na categoria, Esperança Caxita, bater a Mestre Fide Feminina nepalesa, Sujana Lohani, na mesa 1. 

Por volta da 25.ª jogada, Caxita fez um lance inferior ao mover a dama de d2 para d1, permitindo à adversária avançar com o peão para g4, controlando o espaço na ala do rei.  

Essa concessão dificultou a busca pelo triunfo, mas este acabou por chegar na marca das 60 jogadas. 

Na mesa 2, a Mestre Fide Feminina, Luzia Pires, quis recuperar do desaire da última sessão, e desta vez enfrentou com as peças negras, Binita Kapali, mostrando solidez defensiva quanto às posições facilitadas pelos movimentos resultantes da abertura. 

Tendo construindo com maestria uma vantagem em relação à adversária, guiando-a ao regresso vitorioso após o abandono da oponente a uma jogada do inevitável xeque-mate.

Na mesa 3, Jemima Paulo vinda do descanso depois da derrota com a Estónia, estava com as baterias recarregadas, pronta para dominar o encontro desde o início, foi isso que fez, não dando qualquer margem de possibilidade para Shanti Dhimal dar à volta, e vencendo ao cabo de 39 jogadas. 

Na mesa 4, a jogadora menos cotada da Selecção nacional Feminina em prova, Renelsa Taiane, defrontando uma jogadora com uma classificação não muito longe da sua, perdendo naquela que foi a sua terceira exibição desde que entrou na competição.

 Anisha Neupane dominou o duelo do início ao fim, anulando todo tipo de chances que a angolana pudesse ter tido. 

O cansaço acumulado para Renelsa também parece ter jogado a favor da adversária nepalesa.

Com este resultado, Angola venceu o Nepal, por 3-1.