Sociedade
09 Junho de 2022 | 08h19

CNE lança campanha de educação cívica eleitoral

A Comissão Nacional Eleitoral procede, está quinta-feira, em Luanda, ao lançamento da Campanha de Educação Cívica Eleitoral, para as eleições gerais de 24 de Agosto.

A cerimónia, que será orientada pelo Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, tem como objectivos esclarecer os cidadãos eleitores e a população em geral sobre as diferentes fases do pleito eleitoral, promover a inclusão social, bem como permitir uma maior divulgação da data, locais, mesas das Assembleias de Voto e horário de votação.

 

A Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais estabelece que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) deve desenvolver uma ampla campanha de educação cívica eleitoral, com o objectivo de promover o esclarecimento dos cidadãos sobre os objectivos das eleições, suas diversas fases e o modo como o eleitor votar.

 

O lançamento da campanha contará com as presenças de membros da CNE, Presidentes das Comissões Provinciais e Municipal Eleitorais, directores nacionais, entre outros quadros.

 

Foram convidados ao acto os membros do Executivo, Presidentes do Tribunal Constitucional e Supremo, diplomátas, Entidades Eclesiásticas, Organizações da Sociedade Civil e Jornalista.

 

O país acolhe, a 24 de Agosto próximo, as V eleições gerais, convocadas pelo Presidente da República, João Lourenço, no dia três (3) deste mês.

Fonte: Angop