Internacional
08 Junho de 2022 | 19h34

Balanço de mortos em acidente de comboio no centro do Irão sobe para 21

O balanço de mortos no acidente de comboio que ocorreu hoje perto da cidade de Tabas, no centro do Irão, subiu para 21, disseram as autoridades locais, sublinhando que outras 47 pessoas ficaram feridas.

O balanço anterior das autoridades iranianas indicava 17 mortos.

De acordo com as autoridades locais, o acidente ocorreu quando o comboio, que transportava cerca de 350 passageiros, atingiu uma escavadora e acabou por descarrilar nos arredores de Tabas.

Fotos divulgadas pela agência de notícia iraniana Isna mostram uma carruagem voltada na linha e outras quatro amontoadas umas sobre as outras.

De acordo com imagens do canal Iribnews, o acidente ocorreu numa área desértica, a cerca de 550 quilómetros a sudoeste de Teerão. A tragédia ocorreu na linha que liga as cidades de Mashhad e Yazd.

"O comboio, que transportava 348 passageiros, descarrilou depois de embater numa escavadora" que estava muito próxima dos trilhos, disse Mir Hassan Moussavi, responsável adjunto das Ferrovias da República islâmica, à televisão estatal.

O acidente aconteceu às 05:30 locais (02:00 em Lisboa), de acordo com a televisão estatal. O diretor de operações de resgate, Mehdi Valipou, disse que cinco dos 11 vagões do comboio descarrilaram.

As equipas de resgate com ambulâncias e helicópteros foram enviadas para a zona, que é remota e com a qual é difícil comunicar.

Mais de uma dúzia de pessoas sofreram ferimentos graves e foram transferidas para hospitais locais, de acordo com as autoridades.

O Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, já prestou as suas condolências e anunciou que uma investigação seria realizada para determinar as causas do acidente.

Fonte: NM