Desporto
05 Junho de 2022 | 10h07

Selecção Nacional viaja amanhã para Malanje

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol segue viagem, amanhã, às 10h00, para a província de Malanje, onde vai dar prosseguimento ao trabalho de preparação, visando a disputa da segunda janela de qualificação para o Campeonato do Mundo, na Ásia.

Os hendecacampeões têm duas semanas para projectar esta fase, que terá lugar em Abidjan, capital da Côte d'Ivoire,  de 27 de Junho a 5 de Julho próximo. O estágio preparatório contempla um torneio internacional a  decorrer em Benguela, onde estarão as selecções de Cabo Verde, Moçambique e a  Selecção Nacional de Sub-23.

Ontem, o grupo realizou os últimos  ensaios técnicos e tácticos em Luanda, no Pavilhão Victorino Cunha, sob orientação do seleccionador espanhol Pep Clarós. Hoje, o grupo observa uma pausa geral, que servirá igualmente para preparar a deslocação para a cidade da Palanca Negra.

O seleccionador viu crescer o leque de opções com a chegada, ontem, dos extremos António Monteiro (Sporting de Portugal) e Paulinho Bala (Zentro de Espanha). De acordo com o coordenador das selecções nacionais, Mário Abílio, o desembarque do extremo Sadraque Naganga, que milita no basquetebol universitário dos Estados Unidos da América, está previsto para amanhã. 

Os atletas do Petro de Luanda , nomeadamente Gerson Domingos, Childe Dundão, Gerson Gonçalves "Lukeny", Abubakar Gakou e Leonel Paulo juntaram-se aos companheiros de selecção nesta sexta-feira. Carlos Morais solicitou ao técnico para integrar o grupo apenas a partir de amanhã.

Dos atletas que actuam na diáspora, o base Dimitri Maconda,  jogador do Aris da Holanda, encontra-se no país desde quinta-feira e já realizou duas sessões de treino.  

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) reuniu 80 potenciais atletas, dentro do projecto de acompanhamento e avaliação de eventuais futuros atletas da Selecção Nacional sénior masculina, tendo como meta a renovação e a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris'2024 e Los Angeles'2028, segundo o presidente de direcção Moniz Silva.

 O dirigente promete continuar a observar os jogadores seleccionáveis, para alargar o leque de opções nas futuras convocatórias.

 A FAB aguarda pela comunicação do poste Bruno Fernando. O jogador dos Houston Rockets, que consta da convocatória, ainda não respondeu ao chamado do órgão reitor, segundo o vice-presidente Sílvio Lemos. 

Fernando esteve ausente do Afrobasket'2021, disputado no Rwanda, e na primeira janela de apuramento para o Mundial de 2023, por questões de calendário da "Summer League” Norte-americana, onde esteve em adaptação pela ex-equipa, o Boston Celtics. 

Nesta janela, Angola estreia diante da Côte d’Ivoire, depois joga com a Guiné e RCA. A Selecção Nacional ocupa a segunda posição do grupo C, com cinco pontos, numa tabela liderada pela Côte d’Ivoire, com seis. A RCA tem três e a  Guiné quatro.  O Campeonato do Mundo disputa-se na Indonésia, Filipinas e Japão, de 25 de Agosto a 10 de Setembro do próximo ano.

Fonte: JA