Cultura
25 Maio de 2022 | 08h12

“Festa da Música” volta ao formato normal

A VII edição do projecto “Unitel - Festa da Música”, que acontece nos dias 4 e 11 de Junho, na Huíla e Benguela, e 2 de Julho, em Luanda, regressa, este ano, ao formato normal, com público e artistas estrangeiros como convidados.

O regresso ao "novo normal” do festival, três anos depois de estarem limitados a transmissão online, devido às restrições da pandemia, vai permitir à organização convidar, para esta edição, 30 artistas, quatro dos quais estrangeiros.

A organização informou que os músicos estrangeiros convidados são o nigeriano Omah Lay, a brasileira Iza e os cabo-verdianos Nelson Freitas e Djodje. Entre os angolanos os destaques são Yola Semedo, Ary, C4 Pedro, Rui Orlando, Hélvio, Gerilson Insrael, Anna Joyce, Edmázia Mayembe, Cef, Pérola, Preto Show, Nagrelha, Dono do Game, os grupos SSP e O2, assim como dez músicos da Huíla e Benguela. A animação musical fica ao cargo dos DJ Omix e Vado Poster.

A produção adiantou que convidou artistas da Huíla e Benguela, muitos deles desconhecidos do grande público consumidor, por considerar uma oportunidade destes exibirem o seu talento. Para o músico e produtor Big Nelo, esta oportunidade demonstra o compromisso que o projecto tem com a música nacional.

Além de serem presenciais, os concertos também vão ser transmitidos, em directo, no site: www.festadamusica.ao, criado, o ano passado, com este propósito.

O director de Marketing da Unitel, Teodoro Fernandes, disse que a escolha da Huíla e Benguela para acolherem os concertos deveu-se mais a questões logísticas. Ao contrário das edições passadas, feitas antes da pandemia, esta, esclareceu Teodoro Fernandes, não vai promover espectáculos de teatro, nem os debates ou as actividades desportivas.

O projecto "Unitel Festa da Música” tem por finalidade promover a música nacional e reconhecer a importância desta arte para o desenvolvimento da cultura. Criado em 2015, o festival é uma das iniciativas nacionais de relevo, em especial na promoção de artistas nacionais.

Fonte: JA