O responsável afirmou que, para o efeito, a instituição que lidera tem contactos avançados com a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e outras instituições afins, não especificando se o imóvel será construído em Luanda ou em outra província do país.
Disse que a ideia da criação de espaços para a formação de jovens basquetebolistas talentosos no continente partiu de Angola, durante a disputa da Liga dos Clubes Campeões, decorrida no Pavilhão do Kilamba, na capital angolana, mas que a primeira academia acabou sendo emplementada no Senegal.
Em declarações à Radio-5, Moniz Silva referiu que os responsáveis da NBA Academy África manifestaram interesse em ter Angola envolvida no projecto, um compromisso que deve contar com o envolvimento do Governo já sensível em relacção ao assunto.
Relativamente ao estado do basquetebol a nível nacional, o dirigente desportivo manifestou-se preocupado com a fraca massificação, principalmente nas províncias além de Luanda, acrescentando ser necessário captar patrocínios, citando empresas petrolíferas e cadeias televisivas.
Considera indispensável, nos projectos do PIIM, a construção de quadras desportivas nas centralidades por formas a atrair a juventude para a prática deste desporto.
O basquetebol em Angola foi implementado a 18 Maio de 1930 pelo capitão do Exército português e professor de Educação Física, Pina Cabral, mas a Federação Angolana foi criada apenas em 1976.