Cultura
17 Maio de 2022 | 09h51

Vice-Presidente da República abre oficinas de restauro de arte

A conservação e valorização do acervo do Museu Nacional de Antropologia vai estar em foco hoje, a partir das 17h00, em Luanda, com a inauguração, pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, de uma oficina de restauro.

No acto, de acordo com o programa de actividades, o Vice-Presidente vai dar as boas-vindas aos convidados e dar os "retoques finais” de pintura, para a conservação de um quadro da autoria do artista plástico António Pimentel Domingues.

O projecto, uma iniciativa do Goethe Institut Angola, inclui, ainda, a entrega de uma lista de objectos de arte, de origem angolana, existentes no Museu Etnológico de Berlim.

A lista de objectos angolanos no Museu Etnológico de Berlim vai ser apresentada pelo director do Museu Etnológico de Berlim, Lars-Christian Koch, numa mensagem, em vídeo.

A visita a oficina de restauração vai ser feita pelo director do Museu Nacional de Antropologia, Álvaro Jorge, com o acompanhamento do restaurador e formador Thales Vargas Gayean.

Entre as convidadas ao acto, o destaque são as directoras do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, e do Goethe-Institut Angola, Gabriele Stiller-Kern.

Com o acto, o Goethe Institut Angola ldivulga à sociedade angolana o projecto "Conservação no Museu Nacional da Antropologia”, que inclui a formação, no referido museu, de quadros, com realce para os da instituição, do Museu do Dundo, Arquivo Nacional e Instituto de Património Nacional.

O projecto, resultante do financiamento da "Cooperação Internacional dos Museus”, do Ministério das Relações Exteriores, da Alemanha, já incluiu a realização, no Museu Nacional da Antropologia, de oficinas para crianças e jovens.

Fonte: JA