Desporto
13 Maio de 2022 | 10h06

Ex-Palancas mostram dotes no centenário de Agostinho Neto

A equipa de antigos jogadores angolanos que actuaram nos Mundiais da Alemanha'2006, Argentina'2001 e de vencedores da Taça Cosafa de 1999/2001/2004 defrontam-se no dia 25 de Junho próximo, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda, em jogo de futebol alusivo ao centenário do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.

Numa organização da empresa Kuriela e apoio do Ministério da Juventude e Desportos, segundo o seu responsável, José e Silva, em declarações à Angop, ao vencedor e participantes serão entregues taças, medalhas e diplomas.Esta é a segunda edição. A primeira foi disputada em 10 de Novembro de 2021, no mesmo campo, e vencida (1-0) pela equipa dos "mundialistas”.

Futebolistas como Akwá, Flávio Amado, André Makanga, Figueiredo, Zé Kalanga, João Ricardo, Lamá, Mário, Kali, Jamba, Delgado, Lebo-Lebo, Locó, Mendonça, Miloy, Love Kabungula, Mantorras e Mateus poderão recordar os dotes e feitos do passado.

Após o amistoso, que inicia às 15h00, realiza-se uma homenagem aos integrantes da Selecção de Angola no célebre jogo  com a congénere de Cuba, no dia 1 de Junho de  1977, com vitória dos Palancas Negras, por 1-0, no Estádio da Cidadela.

Curiosamente, este primeiro amistoso da Selecção Nacional aconteceu ainda antes da existência da Federação Angolana de Futebol (FAF), que só seria criada dois anos mais tarde, em 1979. Só em 1980 a FAF passou a fazer parte da Confederação Africana de Futebol e da FIFA, tornando oficiais os jogos dos Palancas Negras.

Fonte: JA