Sociedade
09 Maio de 2022 | 15h00

SIC detém quatro supostos homicidas na Caála

O Serviço de Investigação Criminal na província do Huambo confirmou hoje, segunda-feira, a detenção de quatro cidadãos suspeitos da prática de homicídios qualificados que vitimaram dois jovens no município da Caála, em Abril último.

O porta-voz do SIC no Huambo, José Abel Kangombe, referiu tratar-se de indivíduos com idades, entre 21 e 26 anos de idade, já presentes ao Ministério Público.

Segundo o responsável, uma das vítimas foi espancada até a morte por dois cidadãos, no bairro de Fátima, arredores da cidade da Caála, enquanto a outra de 24 anos, foi esfaqueada em plana via pública de um dos bairros periféricos desta urbe.

José Abel Kangombe disse que detenção dos implicados resultou de micro-operações de buscas dirigidas, que resultaram ainda no desmantelaram de quatro grupos de marginais, compostos por 13 cidadãos com idades, entre 18 e 52 anos, implicados nos crimes de associação criminosa, posse de arma de fogo, munições proibidas e homicídios qualificados.

Acrescentou que, com o desmantelamento destes grupos, que realizavam as suas acções no município do Huambo, foi possível recuperar uma viatura de marca Land Rover, cinco motorizadas, três computadores, um monitor, igual número de televisor e de botija de gás butano de 12 quilogramas.

De igual modo, disse, foram recuperados 90 cartões de recarga de energia eléctrica, 77 sinalizadores eléctricos, 40 contadores pré-pagos, 22 junção, 20 metros de cabo eléctrica, seis transformadores de corrente eléctrica, igual número de interruptores, cinco cotovelos de canalização de água potável e outros.

Com 11 municípios (Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma), a província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, conta com uma população estimada em dois milhões 600 mil habitantes, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística.

© Fotografia por: Angop

Fonte: ANGOP