Desporto
09 Maio de 2022 | 09h20

D’Agosto goleia Progresso e pressiona o Sagrada

Com golos de Melono Dala, três vezes, Zine Salvador e Benarfa, o 1º de Agosto cilindrou, ontem, o Progresso Sambizanga, por 5-0, em jogo disputado no Estádio 11 de Novembro, referente à 28ª jornada do Girabola'2021/2022.

A vitória mantém os militares na corrida pelo segundo lugar, agora com 55 pontos, a distância de quatro do Sagrada Esperança, com 59.

A história do jogo entre militares e sambilas teve sentido único. Ou seja, a gordura do resultado ajuda a perceber muito bem o quanto foi sufocante para o conjunto do Sambizanga, tentar contrariar a avalanche ofensiva da equipa do Rio Seco. Aliás, a goleada foi uma consequência natural da acção demolidora do ataque do 1º de Agosto, que teve em Melono Dala a figura do jogo, ao assinar um "hac-trick".

A resistência dos sambilas durou apenas 23 minutos, altura em que os militares inauguraram o marcador, por intermédio de Melono Dala, a finalizar com perfeição uma jogada de belo efeito. Oito minutos depois o avançado viria a bisar, antes de fechar a contagem pessoal na partida, aos 66 minutos.

A perder por uma margem considerável, o Progresso não teve força colectiva e muito menos reacção ofensiva para dar a volta ao texto. Incapaz de marcar e, pior do que isso, impotente para fechar ao adversário os caminhos para a sua baliza, acabou por ser com naturalidade que Zine Salvador deu contornos de goleada à vitória, ao fazer o quarto golo, aos 75 minutos, para Benarfa, aos 87', fechar o "caixão".

Na deslocação ao Estádio da Tundavala, no Lubango, o Recreativo do Libolo mostrou-se impotente para travar a fúria do Desportivo da Huíla, com quem perdeu por 2-0. Robson, aos 3 minutos, e Mingo Bille, aos 37' foram os autores dos golos dos anfitriões.

Os huilanos foram donos e senhores do jogo, tendo os números da vitória traduzido em pleno a história de uma partida em que nunca esteve em risco a conquista dos três pontos pelo Desportivo.

No Dundo, o Sagrada Esperança justificou todo o favoritismo que lhe era atribuído no confronto frente ao Cuando Cubango FC, ao vencer por 1-0. O ex-tricolor Manguxi, aos 31 minutos, fez o golo solitário do desafio muito disputado ao longo dos 90 minutos regulamentares. A vitória permite aos diamantíferos chegar aos 59 pontos e manter a pressão sobre o líder, Petro de Luanda, com 64.

A jornada ficou amputada com o adiamento dos desafios Interclube - Académica do Lobito e Petro de Luanda - Sporting de Benguela, remarcados para dia 14 e 20, respectivamente.

Fonte: JA