Sociedade
05 Maio de 2022 | 15h28

Sandra Mainsel prepara obra sobre jornalismo digital

A jornalista Sandra Mainsel anunciou hoje, quinta-feira, estar no prelo para lançar, nos próximos tempos, uma obra de pesquisa sobre jonalismo digital.

À saída de uma audiência com a Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, Sandra Mainsel declarou que, como pesquisadora atenta aos fenómenos comunicacionais, tem prestado uma maior atenção à questão das redes socais e do jornalismo digital, em particular.

Declarou ainda não haver tílulos para a obra porque a abordagem sobre o digital não se cinge às redes socais.

A jornalista da televisão pública salientou que o momento actual propicia a observação do jornalismo digital e do comportamento dos cidadãos a volta do período eleitoral, bem como uma análise de outros fenómenos comunicacionais como as "fake news”. 

Outra tendência de investigação do mundo digital em Angola,  de acordo com a mesma, está relacionada com a comparação entre a mídia tradicional e o surgimento de novas rádios e televisões digitais.

De igual modo, Sandra Mainsel disse ter oferecido o seu livro as "4 idades da Televisão Pública de Angola" à vice-presidente do MPLA pelo facto de ser sua colega de profissão emprestada à política, académica e investigadora, que reconhece os feitos de outras mulheres.

Afirmou que "4 idades da Televisão Pública de Angola” retrata 40 anos da história da televisão pública, que convinha partilhar com a Vice-presidente do MPLA, por se tratar de uma mulher muito interessada na pesquisa académica e da história, em geral.

Disse ainda ser necessária uma reedição da obra em pelo menos mil exemplares, para atender académicos, investigadores e profissionais da comunicação social angolana.

O livro, com 126 páginas, em quatro capítulos, é um recorrido histórico do órgão de comunicação sobre as primeiras emissões, a grelha de programação, coberturas jornalísticas, o conflito armado, a extensão do sinal e o seu papel na sociedade.

Jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA) há mais de 30 anos e investigadora, Sandra Mainsel foi por 15 anos coordenadora e apresentadora do programa informativo "Ecos & Factos".


Vice-presidente do MPLA, Luisa Damião e jornalista, Sandra Mainsel © Fotografia por: Manuel Zamba (Angop)

Fonte: ANGOP