Desporto
01 Maio de 2022 | 09h35

Tricolores vencem em Saurimo e consolidam liderança isolada

O Petro de Luanda confirmou, este sábado, o bom momento de forma do plantel no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2021/22, ao vencer o Clube Desportivo da Lunda-Sul, por 3-1, no Estádio das Mangueiras, na cidade de Saurimo, em jogo de conclusão da 19ª jornada.

Os anfitriões inauguraram o marcador, aos 12 minutos, através de Jaime, após assistência de Liliano, depois de ter passado pelos defensores contrários.

Com o golo madrugador antevia-se uma surpresa, mas a alegria dos adeptos da formação da Lunda-Sul durou pouco. Mindinho, defesa central dos tricolores do Eixo Viário, restabeleceu a igualdade, aos 24 minutos.

Depois do empate, a formação do Eixo Viário pressionou o adversário e beneficiou de um auto-golo do guarda-redes Roxana, para desfazer a igualdade.    

O terceiro tento do conjunto do Eixo Viário foi apontado por Jaredi (44'), antes do intervalo, na sequência da cobrança de um livre.

Com resultado idêntico na primeira volta, o Petro derrotou o adversário no Estádio Nacional 11 de Novembro, para a 4ª jornada do Girabola.

Com este triunfo, os tricolores consolidaram a liderança isolada do Girabola, com 64 pontos, seguido pelo Sagrada Esperança na segunda posição, com 56.

Apesar de já ter conseguido a  manutenção para a disputa da próxima edição do Girabola, o Desportivo da Lunda-Sul está no 13º lugar, com 28 pontos.

O jogo, inicialmente marcado para 16 de Março, disputou-se apenas ontem, em Saurimo, devido ao envolvimento dos tricolores na  fase de grupos da 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.


Afrotaças

O Petro começa a preparar, amanhã, às 9h30, no "Catetão", o desafio contra o Wydad AC, referente à primeira mão das meias-finais da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

A partida disputa-se sábado, às 14h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda. A sessão de treino inicia com os habituais e exigentes processos de recuperação da condição física dos atletas.

O jogo da segunda mão das meias-finais está marcado para o próximo dia 14 deste mês, no mesmo horário, no Estádio Mohamed V, na cidade de Casablanca.

O WAC, adversário do Petro, goleou, na sexta-feira, AS FAR Rabat, por 3-0, em Casablanca, para a 22ª jornada do campeonato marroquino, denominado Botola Pro. Os golos do triunfo foram apontados por Guy Mbenza (25'), Yahya Jabrane (90+3') e Abdellah Haimond (90+5').


1º de Agosto e Kabuscorp acertam passo

A disputa da 24ª jornada do Girabola'2021/22 encerra, hoje, com realce para o jogo entre o 1º de Agosto e o Kabuscorp do Palanca, no Estádio Nacional 11 de Novembro, numa tarde que inscreve ainda os desafios Recreativo da Caála-Desportivo da Huíla e Interclube-Wiliete Sport Clube.

Em Luanda, os militares do Rio Seco recebem o despromovido Kabuscorp do Palanca, num jogo em que o 1º de Agosto promete manter a senda dos últimos  triunfos, apesar de alguns problemas no seio do clube.

O Kabuscorp está a viver uma fase menos óptima nesta edição do Girabola e quer dar o ar da sua graça, com uma excelente réplica aos militares.

As duas agremiações quando se defrontam proporcionam bons momentos de futebol. Na primeira volta, as equipas empataram a dois golos, no Estádio Municipal dos Coqueiros, para a 9ª jornada.

O Interclube, no quarto lugar, com 45 pontos, enfrenta o Wiliete Sport Clube (10º/32), às 15h30, no Estádio 22 de Junho, no Rocha Pinto, num jogo em que a formação afecta ao Ministério do Interior assume teoricamente o favoritismo, diante de um conjunto que está numa zona aflita da tabela classificativa e sedento de pontos. 

O Desportivo da Huíla, sexto classificado, com 38 pontos, desloca-se ao Planalto Central, onde vai medir forças com o Recreativo da Caála (9º/35), às 15h00, num jogo em que os militares da Região Sul pretendem desforrar-se do desaire da primeira volta na cidade do Lubango.

As formações têm a manutenção garantida na próxima edição do Girabola.

Um triunfo do Caála desaloja o adversário da sexta posição e remete-o um degrau abaixo, devido à derrota no primeiro turno da competição, por 1-0, no Estádio Nacional da Tundavala.

Fonte: JA