O Petro de Luanda enfrenta, hoje, às 17h00, o Mamelodi Sundowns FC no Estádio Nacional 11 de Novembro, nesta cidade, em jogo referente à 1ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, com a intenção de garantir um triunfo caseiro para encarar com tranquilidade o desafio de resposta, no reduto do adversário.
Os tricolores do Eixo Viário, que jogam na condição de anfitriões, vão procurar, certamente, pela vitória durante o tempo regulamentar da partida e tentar criar o maior número de dificuldades ao opositor, retirando-lhes todos os espaços de manobra.
Depois da goleada diante do Wydad AC, no Estádio Mohamed V, em Casablanca, para a sexta e última jornada da fase de grupos, o técnico do Petro, Alexandre Santos, quer um grupo concentrado e livre da ansiedade para superar o adversário.
Apesar da desvantagem nas partidas entre si, com um triunfo dos angolanos contra dois dos opositores, os tricolores têm hoje uma excelente oportunidade para se desforrar do adversário diante dos seus adeptos.
Em 2019, o Petro foi goleado pelo Sundowns, no dia 30 de Novembro, por 0-3, em Pretória, para o Grupo C da Liga dos Clubes Campeões.
Antes, os angolanos foram afastados nas meias-finais da mesma competição, no dia 18 de Novembro de 2001, em Luanda, na marcação de penaltis, por 3-5.
Na primeira mão, o Petro perdeu com o Sundowns, por 0-2, na cidade de Pretória, enquanto na segunda partida os angolanos derrotaram o adversário pelo mesmo resultado, em Luanda.
O Sundowns, por seu lado, veio a Luanda para contrariar o favoritismo caseiro do adversário. O técnico sul-africano, Steve Komphela vai montar, certamente, um esquema táctico para criar imensas dificuldades aos tricolores.
Na fase de grupos, o Sundowns foi o primeiro classificado da série A, com 16 pontos, apontou dez golos e sofreu dois.
A partida da segunda mão disputa-se no dia 23 deste mês, às 17h00, no Estádio Loftus Versfeld, na cidade de Pretória.
O vencedor destes jogos, encara nas meias-finais, no mês de Maio, a equipa que vencer a eliminatória entre Wydad AC e Belouizdad de Argel dos quartos-de-final. A Confederação Africana de Futebol (CAF) agendou o desafio da final da competição para dia 29 de Maio, em local a ser indicado pela entidade da modalidade no continente.
VAR
O sistema de tecnologia de vídeo (VAR) é a inovação nos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, com realce no Estádio Nacional 11 de Novembro. Para árbitro assistente de vídeo (VAR), a CAF nomeou o gambiano, Bakary Papa Gassama, que é coadjuvado pelo senegalês El Hadji Malick Samba.
Fonte: JA