Sociedade
14 Abril de 2022 | 14h36

Entrega de certificados de mérito marca dia da Juventude no Zaire

Trinta jovens dos mais diversos segmentos da sociedade na província do Zaire, que se destacaram nos últimos 12 meses, receberam esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, certificados de mérito.

Trata-se de jovens ligados às artes, à música, ao desporto, empreendedorismo, entre outros ramos de actividade, reconhecidos e homenageados, por ocasião do Dia da Juventude Angolana, que hoje se assinala.
 
Em declarações à ANGOP, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), Agnelo Bernardo, explicou que a iniciativa, partilhada com o sector local da Cultura, Juventude, Desportos e Turismo, visa motivar e estimular a criatividade desta camada social.
 
Avançou que, reconhecimentos do género  passarão a ser feitos na província em datas dedicadas à juventude e em outras efemérides, como forma de despertar o interesse da participação da juventude em actividades socialmente úteis.
 
A data da juventude ficou, também, marcada com a entrega de diversos kits profissionais a 43 jovens de Mbanza kongo que frequentaram cursos de artes e ofícios nas oficinas do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
 
De acordo com o chefe de departamento provincial do INEFOP, Kinianguisa Kibantu, trata-se de ferramentas nas especialidades de canalização, ladrilhadora, culinária, manicure e pedicure, cabeleireiro, electricidade, serralharia, soldadura, agricultura e outros.
 
Por sua vez, a vice-governadora provincial para o sector político, social  e económico, Fernanda Deolinda Sumbo Guerra, exortou a juventude local à resiliência, de modos a contornar os choques provocados pela crise económica mundial agravada pela pandemia da covid-19.
 
Ao discursar no acto provincial, pediu à camada juvenil a envolver-se mais nos programas do Executivo tendentes à promoção da empregabilidade e do empreendedorismo.
 
Participaram no acto, jovens de diversos estratos sociais, membros do governo e convidados.
 
Vista parcial de Mbanza Kongo

Fonte: ANGOP