Sociedade
12 Abril de 2022 | 09h30

Prémio da Juventude anuncia vencedores

Os vencedores da 1ª edição do Prémio Nacional da Juventude, nas categorias da Educação, Cultura, Desporto, Empreendedorismo e Associativismo foram anunciados, ontem, pela comissão do concurso.

Na categoria de Ensino, Investigação e Extensão venceu o jovem Chiamba Canivete, da província de Luanda, na de Empresariado Juvenil, Eduardo Cunonoca Francisco, do Cuando Cubango, e na de Superação, Solidariedade na Comunidade, a Brigada Jovens Solidários, da Lunda Norte.

Já nas categorias de Cultura e Arte, Invenção e Inovação e Excelência no Desporto, os prémios foram atribuídos para a Associação de Dança Centro Geodésico de Angola, do Bié, Tecoa Pedro, de Luanda, e a Associação da Modalidade de Mão Boll, de Luanda, respectivamente.

Para a categoria de Empreendedorismo Juvenil, foi galardoado Kalunga Mpiaza Baptista, de Luanda, enquanto para o Associativismo e Voluntariado Juvenil, o prémio foi atribuído à Organização Grémio Juvenil de Angola (GREJA).

O vencedor de cada categoria será contemplado com um certificado de honra, estatueta e um cheque no valor de 1 milhão e 500 mil kwanzas, numa gala marcada para o dia 29 próximo.

A presidente da mesa de júri do concurso, Kanguimbo Ananaz, que presidiu à cerimónia, destacou o potencial dos jovens, a julgar pelos trabalhos apresentados, que superaram as expectativas.

"Num universo de cerca de 300 candidaturas, de jovens de 15 aos 35 anos, 271 foram válidas”, salientou.

Kanguimbo Ananaz aconselhou os jovens a agregarem valores no seio das famílias e a apostarem cada vez mais no conhecimento, para que os projectos possam ser melhor encaminhados.

O prémio, realizado anualmente pelo Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD), visa premiar pessoas colectivas e singulares juvenis e reconhecer os feitos da juventude, valorizar o mérito, a excelência e resiliência dos jovens.

Fonte: JA