Economia
16 Março de 2022 | 09h53

Luanda vai acolher a IX Comissão Mista

A próxima reunião da Comissão Mista Angola-Cabo Verde, no caso a IX, vai ser realizada em 2024, em Luanda, em data a ser acordada pelas diplomacias dos dois países. O organismo, que não reunia há 14 anos, voltou a ser activado agora na Praia, Cabo Verde, com a realização da VIII edição que foi presidida pelos chefes das diplomacias de ambos os países, nomeadamente Téte António e Rui Alberto de Figueiredo Soares,respectivamente.

Das conclusões saídas deste encontro, as partes convergiram em desenvolver esforços para a dinamização da Comissão Mista, com vista a sua continuidade e regularidade bienal, reiterando, deste modo, o estabelecido no Acordo Geral de Cooperação assinado na cidade da Praia, em Agosto de 1997.


As partes consideraram, ainda, a importância da elaboração e implementação de um calendário para as futuras acções de cooperação, para a promoção de uma parceria estratégica resultante de um diálogo permanente que contemple os diversos domínios de interesse comum, nomeadamente político-diplomático, agricultura, cultura, hotelaria e turismo, transportes, economia, finanças, banca, empresarial, educação e formação técnico-profissional, saúde e organização público-administrativa, entre outros.

Acordaram constituir equipas de peritos com o objectivo de rever o diversificado complexo jurídico institucional bilateral prevalecente, de modo a adaptá-lo às actuais prioridades e oportunidades. Saudaram a assinatura dos quatro instrumentos jurídicos de cooperação entre os dois países, sobretudo o do sector dos Transportes Aéreos, que, como adiantaram, vai estabelecer as relações de serviços entre e para além dos respectivos territórios. Entretanto, no capítulo económico empresarial, as partes reconheceram a exiguidade das trocas comerciais, devido à ausência das linhas directas e regulares, tanto aéreas quanto marítimas.  

Fonte: JA