Economia
11 Março de 2022 | 09h15

Sonangol aposta na produção de hidrogénio verde

A Sonangol anunciou que está a trabalhar na criação de uma estratégia para produção de hidrogénio verde, através do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da petrolífera estatal.

Segundo um comunicado, a Sonangol refere que está a realizar estudos conceptuais e de engenharia, para identificar o local com vista a instalação de uma fábrica para a produção do referido composto e seus derivados, em Angola, para consumo interno e exportação.

"A iniciativa está inserida na estratégia de transição energética da companhia, na busca de recursos energéticos renováveis, desenvolvida em parceria com as empresas alemãs Conjuncta GmbH e Gauff GmbH & Co. Engineering Kg que assinaram, entre si, um acordo para a implementação de uma fábrica para a produção de hidrogénio verde em Angola", lê-se no comunicado.

De acordo com a petrolífera, o hidrogénio verde constitui uma das fontes energéticas mais limpas e a sua produção, por via da electrólise da água, deve ser assegurada por fontes de energias renováveis.

O documento sublinha ainda que devido às suas características geográficas, hipsométrica e abundância de recursos hídricos, Angola destaca-se como um país de alto potencial em fontes de energias renováveis.

"A Sonangol, por meio desta e outras medidas semelhantes, reafirma o seu compromisso com a transição energética, através da implementação de soluções locais para a produção de fontes de energia alternativas que preservem o ambiente", conclui a petrolífera.

Fonte: JA