Economia
07 Março de 2022 | 14h10

Porto do Namibe conta com duas novas gruas

Duas novas gruas de marca “Liebherr”, com capacidade de movimentar 104 toneladas de mercadorias diversas, chegaram esta segunda-feira, ao Porto Comercial do Namibe, proveniente da República da Alemanha.

Os dois equipamentos, que pesam cada  500 toneladas, custaram, cada, mais de cinco milhões de dólares norte americanos.

As gruas, que vão ajudar na descarga de diversas mercadorias que são transportadas neste porto comercial, foram adquiridas no  âmbito da concessão  do contrato  que o Porto Comercial do Namibe  celebrou com a  Sociedade Gestora de Exploração (SOGESTE), dentro do seu  plano de investimento.

As mesmas vão susbtituir as gruas mais antigas, existentes  desde o tempo colonial, com mais de cinquenta anos de tempo de vida e que só têm uma  capacidade de 20 a  40 toneladas  de mercadorias no máximo.

Em declarações à ANGOP, o presidente do Conselho de Administração do Porto Comercial do Namibe, Manuel Nazareth Neto, considerou os equipamentos  ora recepcionados de suficiente  para suportar toda demanda  movimentada no porto comercial.  

" Com estas grandes gruas passaremos a receber já os navios de grande porte,  porque alguns navios, de última geração, trazem as cargas que devem ser movimentados pelas  gruas  de terra, colocadas nos portos e não com as gruas de navios”, esclareceu.

A chegada destas gruas, sublinhou, vai influenciar na redução de tempo de escala dos  navios nas  operações de  acto de carregamento e descarga, bem como impactar no custo de vida das populações da região sul do país, concretamente das províncias do Cunene, Cuando-Cubango, Huila e Namibe.

Fez saber que durante o ano  de 2021, o Porto Comercial do Namibe movimentou  cerca de 950 mil toneladas de mercadorias diversas, " mesmo sem as gruas modernizadas e com todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, entre outros constrangimentos”.

© Fotografia por: Gaspar dos Santos (Angop)

Fonte: ANGOP