A informação foi passada à ANGOP pelo secretário do reino Mbunda, Ngunvu Tchivinda, afirmando que o novo soberano dessa tribo representativa em Angola, Zâmbia, Namíbia, Zimbambue e República Democrática do Congo (RDC), já foi escolhido, mas a sua entidade só será revelada dias antes da cerimónia da entronização.
Adiantou que o substituto de Mwene Mbandu Lifute, nome civil de Mwene Mbandu III, deverá ser uma figura que conhece ou acompanhou o percurso de alguns reis dessa tribo abundante a sul do Luena, assim como da cultura, língua e do povo.
O processo de indicação daquele que será o 24º rei, segundo disse, terá a aprovação do Conselho Supremo da Corte, integrado por príncipes, regedor e sobas dos municípios dos Bundas, Luchazes, da província do Cuando Cubango, e dos países da República da Zâmbia, Democrática do Congo, Namíbia e Zimbabwe.
O rei dos Mbundas, Mwene Mbandu III, morreu em Julho de 2021, no Hospital Geral do Moxico (HGM), vítima de paragem cardiovascular após o agravamento do seu quadro clínico associado a Covid-19.
O secretário do reino Mbunda, Ngunvu Tchivinda informou que decorre o processo de construção de um túmulo do finando rei Mwene Mbandu III, sepultado no cemitério do bairro Alto Luena, arredores da cidade do Luena.
Com a morte do soberano, o reino passou a ser dirigido interinamente pelo soba Daniel Ngulungu Mussungue, 67 anos, natural do município dos Bundas, adjunto do rei Mwene Mbandu III, desde 14 de Agosto de 2007.
Investido no trono em Agosto de 2007, Mwene Mbandu Lifute ou simplesmente Rei Mwene Mbandu III, morreu aos 71 anos de idade.
Acérrimo defensor da cultura africana e homem de uma cosmovisão e sabedoria abrangente, o Rei Mwene Mbandu III foi um exímio historiador, e, sobretudo, detentor de uma singular probidade de carácter, lealdade exemplar e integridade admirável.
Os Mbundas, povos de origem bantu, o seu território abrange os municípios dos Bundas e Luchazes, província do Moxico, e estende-se ao Cuando Cubango, assim como às repúblicas da Zâmbia, Namíbia, Zimbabwe e do Congo
Fonte: ANGOP