Sociedade
27 Janeiro de 2022 | 16h37

Carteira de enfermagem só com exame nacional

O acesso à carteira de enfermagem no país será condicionado aos profissionais mediante um exame nacional a ser institucionalizado pela Ordem dos Enfermeiros de Angola.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, em Luanda, pelo bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvualo, na primeira reunião metodológica daquela organização que reúne profissionais do sector da Saúde.

"O único elemento que temos usado para aferir a qualidade ou a capacidade dos profissionais é olhar para as pautas e listas que são fornecidas pelas escolas de formação”, disse.

Este ano, informou, será introduzido o exame nacional para permitir que todos os profissionais que pretenderem ter acesso à carteira sejam submetidos à uma formação intensiva de três a seis meses.

"Neste processo só terá acesso à carteira aquele que passar no exame nacional”, declarou Paulo Luvualo, em declarações à Rádio Nacional de Angola.

A Ordem dos Enfermeiros de Angola é uma organização profissional de inscrição obrigatória para todos os profissionais de enfermagem. Instituição de utilidade pública e órgão de autorregulação dos assuntos que dizem respeito à actividade de enfermagem em todo território nacional.

Fonte: JA