Cultura
27 Janeiro de 2022 | 11h42

“Minha Luanda” é tema de exposição

“Minha Luanda” é o título da exposição colectiva de artes plásticas, patente no Hotel Intercontinental Luanda, numa iniciativa do projecto Cucarte, para mostrar o talento dos jovens artistas oriundos das zonas periféricas da capital.

A mostra, inaugurada terça-feira,  dia 25, durante as celebrações dos 446 anos da cidade de Luanda, é o resultado de um concurso realizado em Novembro do ano passado. A ideia dos mentores foi dar visibilidades à estes artistas num mercado cada vez mais competitivo.

As 48 obras ficam expostas até 18 de Fevereiro, no Hotel Intercontinental Luanda, estão à venda, mas com algumas reservadas e com 70 por cento do valor a favor do artista e 30 por cento para o "Change 1’s Life”, uma causa social para o fomento artístico.

O director do Hotel InterContinental, Nuno Neves, considera o acto positivo por apoiar uma iniciativa de jovens voltada às comunidades e de incentivo a cultura e os talentos locais, contribuindo para dar visibilidade aos criadores.

Para Sara Bayyurt, do grupo Castel, é um momento de orgulho para a marca que pode assim fazer parte das celebrações do aniversário da cidade de Luanda, pelas mãos dos jovens artistas.

A exposição traz trabalhos dos artistas Kondii Kiyambo, Johnson Mufaba, Danick Bumba, Benigno Tengo, Gato Preto, Hiara Guerra, Imaculada Tchitanga, Maiomona Vua, Yasiel e Uólofe Griot.

A Cucarte é uma parceria entre a Cuca e o Hotel InterContinental, criado em finais do ano passado, como desafio aos jovens artistas plásticos para apresentarem uma visão da Luanda actual. O projecto também procura mostrar o que de melhor é feito no panorama da arte em Angola e no continente africano.

Fonte: JA