Cultura
24 Janeiro de 2022 | 07h59

Manuel Rui lança livro nesta terça-feira na UEA

“Do Rio ao Mar” é o título do livro do escritor Manuel Rui a ser apresentado, terça-feira (25), às 17h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, com a chancela da Editora Kacimbo.

No livro, o autor procura trazer duas perspectivas diferentes, dando ao livro uma natureza bilingue, na qual desdobra a língua portuguesa e analisa a fraterna amizade.
Em "Do Rio ao Mar”, a língua portuguesa ganha matizes clássicas e serenas para logo, em contraponto, ecoarem aventuras e ressonâncias míticas.

Ao longo do livro, a poesia de Manuel Rui deixa-se envolver pelos "traços rupestres” de Ondjaki, que ilustram a obra. O amor, a fome e a guerra são alguns dos temas revisitados, sobressaindo os elementos da natureza, em particular a água, e a figura da mulher e da matriarca.

Manuel Rui apresentou em Novembro do ano passado, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, dois trabalhos, o romance "O Benguelense Boxeur” e o conto "Tio Jorge e outros quês”.

Manuel Rui nasceu na cidade do Huambo, a 4 de Novembro de 1941. Fez os estudos primários e secundários no Huambo, seguindo para Portugal, onde cursou Direito, na Universidade de Coimbra, até 1969. Enquanto estudante, foi activista cultural da Casa dos Estudantes do Império, participou em acontecimentos literários e políticos, tendo sido preso por dois meses em Portugal. Exerceu advocacia em Coimbra e Viseu.

Fonte: Angop