Política
08 Janeiro de 2022 | 16h11

Presidente cabo-verdiano inicia domingo visita a Angola

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia domingo (9) uma visita de Estado a Angola, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, no quadro do reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

O Ministério angolano das Relações Exteriores refere, em nota, que o programa da visita, que se prolonga até quarta-feira (12), prevê uma deslocação de José Maria Neves ao Memorial António Agostinho Neto.

O programa indica que, no Memorial, o Chefe de Estado de Cabo Verde vai depositar uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola.

A agenda da visita inclui conversações oficiais entre delegações dos dois países, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, e uma sessão plenária extraordinária da Assembleia Nacional, durante a qual José Maria Neves profere um discurso.

Antes de regressar a Cabo Verde, o Presidente José Maria Neves deve encontrar-se om a comunidade do seu país residente em Angola.

Durante a visita a Angola o Estadista cabo-verdiano vai visitar o Campus da Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda.

Angola e Cabo Verde têm fortes laços de cooperação. Entre os vários acordos assinados pelos dois Estados destacam-se os de isenção de vistos e de cooperação técnica em distintos domínios, como educação, defesa, petróleo, diplomacia, agricultura, transportes, finanças e administração.

Fonte: Angop